• teste teste teste

neoplasia, pulmão, cães, osso

A osteopatia hipertrófica pulmonar é uma doença comum em cães, tem como característica principal uma intensa reação periosteal que ocorre na região metafisária dos ossos, acomete os membros e outros ossos do esqueleto. A patogenia não é esclarecida, mas pode ser por aumento do fluxo sanguíneo para as extremidades, fatores hormonais, entre outras causas. Neoplasias pulmonares primárias são consideradas raras em cães e ocorre em cães com idade entre 10 e 11 anos e os carcinomas são os tumores mais comuns. O carcinoma broncoalveolar é um subtipo de adenocarcinoma, que se apresenta como nódulo solitário ou com padrão difuso. Este trabalho tem por objetivo relatar um caso de OHP em um cão da raça Rottwailler, macho, oito anos e 39 kg, atendido no Hospital Veterinário de Uberaba. O animal apresentava dificuldade de locomoção, perda do apetite, aumento de volume não edematoso e indolor nos quatro membros, apatia e desidratação. Foram realizados exames laboratoriais e radiográficos, o animal foi submetido à eutanásia e o exame histopatológico confirmou a presença de carcinoma broncoalveolar.

18-08-2015

Osteopatia pulmonar hipertrófica associada a carcinoma broncoalveolar em um cão: relato de caso. (2015). Pubvet, 6(03). https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n3.1282