• DANIELA CARVALHO RIBEIRO LOUREIRO SANTOS UNISA Universidade Santo Amaro
  • Valéria Podestá Universidade Santo Amaro
  • Daniela Loureiro Henrique Universidade Santo Amaro
  • Pietra Bento De Capitani Universidade Metodista de São Paulo

Intestino, neoplasia, obstrução, ultrassom, vômitos

Doenças com quadros obstrutivos, inflamatórios, parasitários e neoplásicos estão entre as patologias gastrointestinais que acometem cães e gatos, contudo, somente as manifestações clínicas, muitas vezes são insuficientes e subjetivas, e podem não contribuir para diferenciar lesões intestinais inflamatórias de neoplasias intestinais, sendo o exame ultrassonográfico a modalidade de diagnóstico mais eficiente e menos invasiva para detecção de tumores gastrointestinais em cães e gatos. Além disso, a ultrassonografia pode auxiliar a biópsia do segmento acometido, que pode ser realizada também por endoscopia ou ocasionalmente por laparotomia exploratória para obtenção do diagnóstico definitivo. O objetivo deste relato é salientar a importante contribuição do exame ultrassonográfico para o auxílio diagnóstico de neoplasias intestinais em cães e gatos, descrevendo um caso de neoformação duodenal (leiomioma) em um paciente da espécie canina.

16-03-2021

Contribuição do exame ultrassonográfico como auxílio diagnóstico de leiomioma intestinal em cão: Relato de caso. (2021). Pubvet, 15(04). https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n04a781.1-6