Monitoramento endócrino para identificação da puberdade em gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) e gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)

Autores

  • Alexandra de Souz Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n02a746.1-8

Palavras-chave:

Andrógenos fecais, Leopardus guttulus, puberdade, Herpailurus yagouaroundi

Resumo

Entender sobre a fisiologia e comportamento das espécies é de grande importância para a reprodução ex situ, desta forma o objetivo deste trabalho foi identificar o início da puberdade em animais da espécie Herpailurus yagouaroundi e Leopardus guttulus de forma não invasiva, utilizando dados obtidos da extração dos andrógenos fecais, assim como verificar a eficácia de um kit comercial (Testosterona EIA DRG-1559®) para identificação das variações de andrógenos fecais. Foram utilizadas amostras fecais de machos de H. yagouaroundi (n=2) cativos no Zoológico da UNISEP – Dois Vizinhos – PR e no Zoológico Municipal de Cascavel - PR e L. guttulus (n=1) cativo no Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu Binacional – Foz do Iguaçu – PR. As amostras fecais coletadas foram mantidas em freezer a -20ºC até o final das coletas. Para a dosagem dos andrógenos fecais as amostras passaram por um processo de desidratação a 80ºC por 72 horas, em seguida foram moídas e peneiradas, retirado 0,20g de amostra e adicionados 5 ml de metanol a 90%, em seguida passou por processo de agitação durante 15 minutos e centrifugação por mais 15 minutos, ao final foram coletados 2ml do sobrenadante para a dosagem dos andrógenos extraídos. Para a dosagem dos metabólitos de andrógenos foi realizada a diluição de 1:4 em pink PBS e realizada a técnica de enzimoimunoensaio, utilizando kit comercial (DRG Testosterone EIA-1559® - EUA) com leitura em equipamento de ELISA (Biotek ELISA ELx800, fabricado em Winooski - EUA). A identificação das variações de andrógenos fecais foi realizada através de gráficos que indicaram picos (média + 1,5 desvios padrões). A utilização do kit DRG (Testosterone EIA-1559®) foi eficaz para detectar variações de andrógenos em amostras fecais das espécies H. yagouaroundi e L. guttulus, permitindo o monitoramento endócrino de forma não invasiva. Foi possível identificar picos nos três gráficos que representam os animais testados, indicando que todos tiveram início do aumento das concentrações de andrógenos fecais em idades entre 10 a 12 meses, sendo condizente com a literatura encontrada referente a de gatos domésticos, a qual pode ser utilizada como base de comparação pelo porte aproximado das espécies destes felídeos, caracterizando o início da puberdade nestas espécies.

Downloads

Publicado

04-01-2021

Edição

Seção

Animais silvestres

Como Citar

Monitoramento endócrino para identificação da puberdade em gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) e gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus). (2021). Pubvet, 15(02). https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n02a746.1-8