• Hilana Brunel BIO CELL Terapia Celular

apoptose, anti-inflamatório, imunomodulação, lesão renal

A doença renal crônica (DRC), enfermidade caracterizada pela inflamação túbulo-intersticial, atrofia tubular e fi-brose intersticial com perda progressiva da função renal, tem se tornado uma afecção relativamente comum em cães e gatos. Devido ao fato de o transplante renal ainda não ser uma opção viável na medicina veterinária, surgi-ram estudos para avaliar a possibilidade de tratamento de DRC com células-tronco mesenquimais (CTMs), em ra-zão dos efeitos anti-inflamatórios, anti-oxidantes, anti-fibróticos e imunomoduladores que essas células possuem. Onze pacientes portadores de DRC (6 cães e 5 gatos) foram avaliados e submetidos à terapia com CTMs halógenas. Todos os 5 gatos e 4 dos 6 cães tiveram diminuição nas taxas de creatinina sérica após o transplante de células, indicando que houve diminuição significativa para a creatinina em cães (p=0.0238). Houve, também, considerável diminuição na frequência de vômitos (p<0.05) e aumento no apetite (p<0.05) dos animais que receberam a terapia com células, de acordo com a percepção dos tutores. Esses resultados sugerem que a terapia com CTMs pode ser avaliada como uma alternativa para os animais portadores de DRC. Novos estudos devem ser realizados, com acompanhamento por maior espaço de tempo afim de estabelecer a melhor concentração de células e o número ideal de aplicações para estabilização dos pacientes portadores de DRC.

28-10-2020

Avaliação da terapia com células-tronco mesenquimais halógenas em doença renal crônica de cães e gatos. (2020). Pubvet, 14(11). https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n11a700.1-8