Efeito alelopático do extrato de folhas de Pequi e Cagaita na germinação de sementes de Tamboril

Autores

  • Weuler Vasconcelos BIOTA Projetos e Consultoria Ambiental
  • Ana Clara Alencar Lambert Engenheira Florestal na Gerência de Recursos Naturais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Florianópolis – SC, Brasil.
  • Sabrina do Couto de Miranda Professora da Universidade Estadual de Goiás, Departamento de Botânica, Palmeiras de Goiás – GO, Brasil.
  • Priscila Bezerra Souza Professora da Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais, Gurupi – TO, Brasil.
  • Sybelle Barreira Professora da Universidade Federal de Goiás, Departamento de Engenharia Florestal, Goiânia – GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n8a394.1-6

Palavras-chave:

aleloquímicos,Cerrado,sementes florestais

Resumo

A interação em florestas naturais envolve vários fatores ecológicos, desde a saúde da árvore matriz na produção de propágulos até o impedimento da germinação de determinadas espécies por meio de compostos alelopáticos. Dessa forma o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito alelopático do extrato hidroalcoólico de folhas de Caryocar brasiliense e Eugenia dysenterica na germinação de sementes de Enterolobium contortisiliquum. Foi realizado teste de germinação em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes cada, sendo os tratamentos: T1 = testemunha (água destilada); T2 = E. dysenterica na concentração de 0,75%; T3 = E. dysenterica na concentração de 1,5%; T4 = C. brasiliense na concentração de 0,75%; T5 = C. brasiliense na concentração de 1,5%. Foram avaliadas a taxa de germinação, o índice de velocidade de germinação, assim como o número de plântulas normais, anormais e mortas. Os resultados apontaram que os extratos de Cagaita nas duas concentrações e de Pequi na menor concentração influenciaram negativamente no processo germinativo. O extrato de Pequi na concentração de 1,5% foi o responsável pelo maior número de plântulas anormais. No sexto dia foi possível verificar maior diferença no índice de velocidade de germinação entre os tratamentos.

Downloads

Publicado

02-10-2019

Edição

Seção

Recursos florestais e engenharia florestal

Como Citar

Efeito alelopático do extrato de folhas de Pequi e Cagaita na germinação de sementes de Tamboril. (2019). Pubvet, 13(08). https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n8a394.1-6

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)