Resultado da pesquisa

  • A obesidade é o excesso de gordura corporal que resulta no comprometimento da saúde e do bem-estar do animal. É uma afecção de grande preocupação, pois vem afetando cada vez mais a população canina. O tratamento é baseado no manejo dietético e na realização de exercícios físicos, e a conscientização dos tutores é imprescindível para o sucesso desta abordagem terapêutica. A dieta do cão obeso necessita ser balanceada de acordo com a fisiologia de cada organismo, onde os nutrientes essenciais são equilibrados e gerenciados por um nutrólogo veterinário, que inclui fibras, proteínas, carboidratos, lipídeos, umidade do alimento e rotina de exercícios físicos no planejamento nutricional. O jejum intermitente (JI) é uma abordagem recentemente experimentada e que já possui vários benefícios observados em diversos estudos. A implantação do JI como intervenção dietética em cães pode ser utilizada com a orientação de um profissional, trazendo resultados promissores na redução de peso saudável dos animais. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a obesidade e sobre a dieta ideal utilizada em cães que possuem essa doença, além de defender o jejum intermitente como uma intervenção terapêutica atual.

    Agosto - v. 16, No. 08, p. 195 (2022)
  • O objetivo deste trabalho é relatar a ocorrência de hemocromatose e capilariose em um espécime de tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) atendido pelo Núcleo de Estudos de Patologias em Animais Selvagens (NEPAS) da UFSM. O tucano em estado debilitado foi encaminhado para o laboratório para o diagnóstico de enfermidade. Foi realizada coletas de sangue para realização de exames bioquímicos e amostragem de fezes para exame coproparasitológico. Após o óbito do animal, realizou-se a necropsia e coletas de amostras de tecidos para exames histopatológicos e parasitológicos. Com os resultados dos exames realizados o quadro foi definido como hemocromatose hepática, resultado do alto teor de ferro na alimentação, associado com parasitismo por Capillaria, recorrente em animais silvestres mantidos em cativeiro. Portanto, o caso demonstra a necessidade de se obter o conhecimento necessário sobre as características fisiológicas de cada espécie ao mantê-las em cativeiro, com intuito de evitar danos à saúde e bem-estar dos animais.

    Junho - v. 16, No. 06, p. 180 (2022)
  • O objetivo do trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre confinamento com dieta a base de grãos de milho inteiro para terminação de bovinos. A revisão foi realizada em trabalhos publicados por autores sobre o tema. O confinamento no Brasil chegou como uma técnica para modernizar a pecuária de corte, elevando os índices de produção e melhorando a qualidade da carne e seus derivados. A utilização de dietas a base de milho vem sendo utilizada para melhorar o desempenho dos animais e diminuir os custos de produção. Conclui-se que o produtor deve ficar atento ao preço do milho e dos animais, para que não tenha prejuízo durante o respectivo processo e maior rendimento por hectare.

    Março - v. 16, No. 03, p. 170 (2022)
  • A obesidade canina é uma doença nutricional muito comum na rotina da medicina veterinária. É uma enfermidade de causa multifatorial, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no animal. O diagnóstico da obesidade pode ser realizado através da palpação do tecido adiposo, classificação do escore corporal, medidas morfométricas ou pela utilização do cálculo de índice de massa corporal canina, peso corporal relativo e porcentagem de gordura corporal. O tratamento pode ser realizado pelas dietas para a perda de peso, como a alimentação natural, que é uma dieta caseira balanceada e adequada às exigências nutricionais necessárias para a espécie. Nesse trabalho, foi relatado um cão, macho, castrado, sem raça definida, porte médio, quatro anos de idade, 31 kg, que apresentava sobrepeso e escore de condição corporal 9. Foi prescrita uma dieta natural caseira para tratar a obesidade do animal, que foi acompanhado semanalmente para registro dos resultados. Foi possível observar uma redução de peso gradativa e também mudanças na composição corporal do cão, que obteve redução nas medidas morfométricas e no percentual de gordura. A obesidade, quando não tratada corretamente, pode agravar e causar outras enfermidades.

    Setembro - v. 15, No. 09, p. 169 (2021)
  • A nutrição possui grande importância para o crescimento e manutenção da saúde tanto humana como animal. As demandas nutricionais diárias dos animais são atendidas através de proteínas, carboidratos, lipídios e minerais, inseridos em dietas, com características específicas e variações conforme sua fase de vida para que haja desempenho corporal correto e manutenção diária. O objetivo do estudo consiste em realizar uma revisão sobre as principais exigências nutricionais de cães filhotes para acrescentar informações no âmbito da nutrição de pequenos animais

    Maio - v. 15, No. 05, p. 188 (2021)
  • Os urólitos, que causam as urolitíases, são um exemplo dos efeitos de deficiências ou excessos de nutrientes e minerais na alimentação. Com intuito de inibir o crescimento e reincidência de urolitíases uma alternativa é a adoção da alimentação natural para cães. A alimentação natural é aliada na prevenção dos cálculos devido à possibilidade de se manipular um alimento específico para cada indivíduo, respeitando as particularidades e limitações impostas pela urolitíase. Com base nesta premissa, objetivou-se utilizar a alimentação natural como tratamento e prevenção no estudo de caso de um cão com urólitos de oxalato reincidente, cujo tratamento inicial com ração comercial específica não fora satisfatório. A formulação da dieta natural foi realizada com base nas quantidades proteína, carboidratos, óleo e sódio, a fim de alcalinizar o pH urinário de modo e evitar a formação de novos cálculos. A dieta natural proporcionou melhora no caso do animal, que apesar de não ter sido no pH urinário, não houve a formação de novos cristais.

    Novembro - v. 14, No. 11, p. 157 (2020)
  • O objetivo da presente investigação foi verificar o perfil e a preferência pelo consumo de ovos na cidade de Pedro Juan Caballero. Foi aplicado uma enquete tipo survey, sendo a amostra composta por 140 pessoas. Os resultados mostraram que 62,2% dos entrevistados eram do sexo feminino, com 49,3% de idade na faixa entre 15 e 35 anos, sendo que 80,0% universitário e 74,3% recebiam um salário-mínimo. No total, 97,9% confirmam consumir o ovo. Na escolha, a coloração da casca de ovo não influencia entre a idade, sexo, escolaridade e nível de renda dos entrevistados. No entanto, de acordo com o sexo, escolaridade, a cor da casca influencia a qualidade. O consumo de ovos de acordo com a escolaridade dos entrevistados está relacionado a algumas doenças. Segundo a pesquisa, demonstrou-se que o ovo faz parte da dieta diária da população, no entanto, persiste a crença sobre sua relação com algumas doenças, apesar de refutada pela ciência, situação que deve ser abordada por meio de estratégias marketing para evitar essa percepção.

    Dezembro - v. 14, No. 12, p. 141 (2020)
  • O presente trabalho teve por objetivo descrever o primeiro relato de síndrome ascética em aves de companhia devido à hipoproteinemia por nutrição deficiente, buscando apresentar dados sobre o histórico do paciente, atendimento, métodos de diagnóstico e tratamentos realizados. Foi atendido no Hospital Veterinário Professor Ivon Macêdo Tabosa da Universidade Federal de Campina Grande um exemplar de Melopsittacus undulatus apresentando um grande aumento de volume na região abdominal de aspecto flutuante há aproximadamente seis dias. Primeiramente, a ave foi avaliada clinicamente, em seguida foi submetida a exames de imagens e laboratoriais (hemograma e bioquímica). A realização dos exames de imagem possibilitou o descarte de diversas causas, como retenção de ovos, neoplasias, peritonite, entre outras. Além disso, a anamnese detectou um histórico de alimentação composta por dieta com sementes de girassol e palha de arroz. Após a avaliação dos resultados de hemograma e bioquímica, foi constatado um quadro de hipoproteinemia e anemia normocítica normocrômica em grau leve. Como tratamento, foi realizado a aspiração do líquido ascético e mudança de dieta para uma ração extrusada. Após 15 dias, o animal foi novamente avaliado, apresentando-se ativo e sem um quadro de síndrome ascética associado a um quadro de hipoproteinemia, havendo a melhora clínica após a troca da dieta de sementes por uma ração formulada.

    Junho - v. 14, No. 06, p. 135 (2020)
  • O sorgo é uma cultura que apresenta elevada capacidade de adaptação a condições edafoclimáticas adversas, mantendo um alto desempenho produtivo, servindo como fonte alimentar para humanos e animais, assim como matéria prima para a produção de etanol. Na região do semiárido, esta cultura tem uma importância ainda maior, sobretudo como alternativa na complementação da dieta alimentar, principalmente animal, trazendo redução de custos no setor pecuário, além de contribuir favoravelmente para o equilíbrio dos estoques reguladores de grãos e promovendo equilíbrio na produção de volumosos, contribuindo assim para o crescimento sustentável da pecuária nessa região. No entanto, evidencias indicam uma redução na área plantada nas últimas safras devido a uma diminuição do desempenho produtivo da cultura do sorgo nas condições edafoclimáticas da região, desestimulando a sua produção em grande escala. Nesse contexto, a superação destes obstáculos tem sido a utilização de cultivares adaptadas às condições edafoclimáticas dessas regiões, bem como algumas modificações no planejamento do cultivo e no manejo da cultura. Esta revisão objetivou explorar as características gerais, classificação dos tipos de sorgo, importância socioeconômica, ecofisiologia, edafologia, agentes fitossanitários e potencial produtivo de cultivares de sorgo atualmente disponível para cultivo na região Semiárida brasileira. A cultura do sorgo no Brasil vem mostrando um alto potencial produtivo, não só pela sua habilidade adaptativa em diferentes condições ambientais, mas pela sua facilidade de mecanização desde semeadura a colheita.

    Abril - v. 14, No. 04, p. 141 (2020)
  • A urolitíase é uma afecção comum na clínica de felinos, caracterizada pela presença de urólitos em qualquer segmento do trato urinário. Este trabalho objetivou relatar o caso de um felino, macho, castrado, sem raça definida, 3 anos de idade, com ocorrência de dois urólitos na bexiga, apresentava hematúria, polaquiúria, disúria, estrangúria, incontinência urinária e apatia. No exame ultrassonográfico, foi detectado a presença de duas estruturas hiperecóicos na vesícula urinária. O tratamento foi à excisão cirúrgica, por intermédio da cistotomia. Logo após, os cálculos foram encaminhados para avaliação laboratorial qualitativa, na qual a composição designou cálculos de fosfato triplo/estruvita. No pós-operatório recomendou-se dieta a base de ração terapêutica específica para trato urinário. Após 6 meses o animal não manifestava sinais de doença do trato urinário. O procedimento cirúrgico mostrou eficiência eliminando a sintomatologia resultante dos urólitos. Além disso, a análise dos cálculos é essencial para estabelecer a dieta adequada e prevenir reicidivas.

    Março - v. 14, No. 03, p. 139 (2020)
  • Este trabalho teve como objetivo comparar o perfil bioquímico sérico de gatos (Felis catus domesticus) submetidos à dieta exclusivamente seca e alimentados com dieta mista (associação de ração seca com úmida). Foram avaliados oito gatos domésticos residentes na cidade de São Luís - MA, selecionados com base no tipo de dieta consumida (seca ou mista), determinando-se as concentrações séricas de ureia, creatinina, proteína sérica total e frações, glicose, colesterol, atividades séricas de ALT, AST e FA. Os resultados obtidos apresentaram diferenças estatisticamente significativas somente para ureia (P < 0,05), podendo ser ou não resultante da influência da dieta. A utilização de alimentos úmidos como parte da alimentação dos felinos mostrou-se, portanto, uma boa estratégia para o equilíbrio orgânico desses animais, necessitando de um maior número amostral para determinar a real influência da dieta sobre os perfis bioquímicos, pois outros fatores podem ter influenciado os resultados observados.

    Agosto - v. 13, No. 08, p. 153 (2019)
  • Atualmente se reconhece a importância do manejo alimentar no auxílio de prevenção de algumas doenças e muita das vezes da sua cura. Com isso, objetivou-se avaliar na literatura o manejo na alimentação de cães e gatos condicionados ao problema cardíaco. Problemas do coração são uma das maiores causas de morte em alguns pets, facilitando a falência de outros órgãos e ainda podendo provocar outros tipos de doença. De acordo com as pesquisas foi observado um avanço na dieta desses animais, sendo que o comércio hoje disponibiliza alimentação específica para cardiopatas, com níveis adequados de nutrientes essenciais. É importante observar as quantidades principalmente de sódio, magnésio e taurina, além de outros considerados importantes para a manutenção de cães e gatos. Diversos trabalhos disponibilizam ainda outras opções como a dieta caseira, no entanto, tendo auxílio de um especialista em nutrição.

    Novembro - v. 12, No. 11, p. 133 (2018)
  • O caroço de algodão tem sido bastante utilizado na alimentação de ruminantes e tem despertado grande interesse, principalmente por ser importante fonte energética e proteica suplementar às forragens e de baixo custo. Apesar de ser usado na alimentação de ruminantes, o caroço de algodão apresenta um fator antinutricional, o gossipol, que pode causar toxicidade principalmente aos animais jovens, o que tem gerado alguma resistência ao uso desse produto na nutrição desses animais. No Brasil, diversas pesquisas já avaliaram o efeito do gossipol contido no caroço de algodão sobre o consumo diário de matéria seca, ganho de peso e eficiência alimentar. Embora haja um grande número de pesquisas relacionadas ao uso do caroço de algodão na nutrição de ruminantes, não existe um consenso sobre a quantidade máxima de segurança do gossipol na dieta dos animais. Desse modo, com o propósito de demonstrar o efeito do gossipol sobre o desempenho reprodutivo, o presente artigo relata alguns resultados de pesquisa em bovinos de leite, e terá grande importância para a geração de conhecimentos na elaboração de diferentes planos de manejo nutricional, nos quais os teores de inclusão do caroço de algodão na dieta sejam tais que não possam prejudicar a performance reprodutiva de ruminantes.

    Outubro - v. 12, No. 10, p. 131 (2018)
  • Athene cunicularia é uma ave cosmopolita, nidificam em solos inclinados e sem vegetação. Ao alimentar-se regurgitam o conteúdo não diferido em pelotas denominadas egagrópilas. A análise das egagrópilas é um método não invasivo e permite estabelecer a dieta de maneira eficiente. Objetivo: Este estudo investiga a variação na dieta de A. cunicularia em duas estações climáticas (seca:mai-jun/17 e chuvosa:dez/16 e jan/17). Materiais e Métodos: As egagrópilas coletadas foram armazenadas em sacos plásticos e levados ao laboratório para triagem do conteúdo. Resultados: Foram encontrados 80 indivíduos, distribuídos em cinco categorias taxonômica. Os insetos contribuem com aproximadamente 80% da dieta (Coleópteros: 56% e Blattaria 22%.), variando de 67% na época seca à 92% na época chuvosa. Itens pouco frequentes como pequenos vertebrados (12%) e larvas de Tenébrio (8%) ocorreram em maior número e foram restritos à estação seca, respectivamente. Conclusão: Um balanço entre abundância e teor nutricional oferecido por esses insetos é um potencial fator para o padrão observado. As estações climáticas influenciam as distribuições das espécies animais e isso se torna evidente na dieta dessa coruja. A menor disponibilidade de insetos durante o período seco contribui para o aumento na utilização dos demais itens alimentares verificados nessa estação.

    Agosto - v. 12, No. 08, p. 133 (2018)
  • O mercado da carne bovina no Brasil vem sofrendo grandes mudanças que afetam diretamente o produtor rural. Os mercados consumidores têm exigido produtos com melhor qualidade. Com isso, os sistemas de criação estão evoluindo para permitir que os animais sejam abatidos mais jovens e com pesos superiores. As propriedades rurais têm procurado se adequar a essa nova realidade, sendo que as propriedades que realizam a fase de cria do bezerro passam a ter grande importância para a cadeia produtiva da carne. Estas necessitam adotar novas técnicas que permitam o desmame de bezerros mais pesados e com maior uniformidade nos lotes, facilitando o trabalhado da fase seguinte, a recria. A utilização de uma dieta diferenciada e privativa no cocho para os bezerros na fase de lactentes é uma alternativa para alcançar o objetivo de produção de animais superiores à desmama.

    Maio - v. 12, No. 05, p. 172 (2018)
  • Os abscessos hepáticos são considerados sequelas de quadros de acidose ruminal e ruminites em bovinos alimentados com dietas ricas em carboidratos altamente fermentáveis, e pobres em volumoso. O Fusobacterium necrophorum é o principal agente etiológico, e o segundo patógeno mais frequentemente isolado é o Arcanobacterium pyogenes, atualmente denominado de Trueperella pyogenes. Na maioria das vezes os abscessos hepáticos são diagnosticados e encontrados no exame post-mortem durante o abate dos bovinos, pois raramente há manifestação de sinais clínicos. Macroscopicamente eles são observados como uma área de inflamação purulenta, envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo fibroso, que pode variar em espessura e tamanho, atingindo até 15 cm de diâmetro. Os abscessos hepáticos são apontados como um enorme problema econômico para produtores e também para a indústria frigorifica, já que são associados a uma diminuição no consumo da dieta, ganho de peso, rendimento de carcaça e a condenação do fígado. Portanto, há uma busca incessante para prevenir e reduzir a incidência de abscessos hepáticos, principalmente por meios alternativos ao uso de antibióticos, como a produção de vacinas e a manipulação das dietas, uma vez que a utilização de antibióticos é contestada por diversos países devido ao risco de induzir a resistência antimicrobiana em humanos. Desta forma, o objetivo desta revisão é reunir e discutir informações a respeito da incidência dos abscessos hepáticos em bovinos, bem como sua importância econômica, etiologia, patogenia, diagnóstico e prevenção.

    Abril - v. 12, No. 04, p. 147 (2018)
  • Os óleos são substâncias imiscíveis com a água, podem ser encontrados nas formas animal, vegetal ou mineral. Os óleos vegetais podem ser obtidos através de sementes naturais, a exemplos pode-se citar a mamona, canola, soja, buriti, girassol entre outros, possuem triglicerídeos em sua composição, sendo estes formados devido a ligação de moléculas glicerol com ácidos graxos. A presença de óleos vegetais na dieta de equinos vem se tornando comum para rotina do criador, visando aumentar a digestibilidade do animal e por ser uma fonte de energia, dentre as principais vantagens da utilização de óleos vegetais na dieta de equinos pode-se citar a diminuição do uso de energia para produção de calor pelo animal, o aumento da performance principalmente em animais atletas, diminuição do consumo de alimento (carboidratos, que em excesso podem predispor a laminite, cólica e a obesidade), água, melhora da condição corporal do equino e fornecimento de ácidos graxos essenciais. O objetivo desta revisão de literatura é demonstrar a importância da utilização dos óleos vegetais na dieta de equinos, as vantagens de se introduzir óleos vegetais além de descrever como ocorre o metabolismo no organismo de equinos. Este campo de pesquisa tem despertado o interesse de diversos profissionais atualmente, enfocando principalmente as maiores exigências nutricionais associadas com o melhor desempenho dos animais.

    Março - v. 12, No. 03, p. 130 (2018)
  • Apesar das facilidades proporcionadas pela modernidade, a dieta alimentar adotada pode resultar em prejuízos relacionados à saúde. No grupo das doenças causadas pelos hábitos modernos, estão os distúrbios relacionados aos níveis de colesterol e triacilgliceróis sanguíneos, onde os ácidos graxos da série ômega 3 exercem um papel importante na redução do risco de doenças cardiovasculares, processo inflamatório e desenvolvimento do sistema nervoso. Assim, a qualidade da alimentação e utilização correta dos alimentos passou a ser o foco de programas de saúde a nível mundial, fazendo com que os alimentos funcionais ganhassem destaque devido a sua capacidade de promover benefícios à saúde quando utilizadas adequadamente. Neste segmento, o setor avícola não ficou de fora. Os ovos e a carne de frango, que já eram rotineiramente indicados em dietas saudáveis, podem auxiliar ainda mais na promoção da saúde quando enriquecidos com ácidos graxos da série ômega 3 (eicosapentaeonoico-EPA e ocosaexaenoico-DHA) através da manipulação dos níveis nutricionais dos animais. Com isso, objetivou-se discutir o enriquecimento de ácidos graxos da série ômega 3 na carne e ovos de aves.

    Fevereiro - v. 11, No. 02, p. 103-206 (2017)
  • O consumo de carne bovina vem aumentado com o passar dos anos e com esse aumento cresce também a preocupação com a qualidade do produto, principalmente em relação á saúde. O que muito se fala na atualidade é da composição de ácidos graxos contido na carne bovina e os malefícios que podem causar o consumo desse alimento, o que pouco se fala é dos benefícios. Um dos fatores que influenciam diretamente na qualidade da carne bovina é a dieta consumida pelo animal. Com isso pesquisadores enfrentam grandes obstáculos procurando otimizar a qualidade do produto e assim como a eficiência em relação a produção animal. A glicerina vem sendo utilizada para alcançar esse objetivo na produção de bovinos de corte sendo possível sua adição na dieta substituindo o milho podendo reduzir o custo de produção. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica da utilização da glicerina na dieta de bovinos e avaliar os resultados em relação à composição de ácidos graxos na carne.

    Abr. - v. 10, No. 04, p. 271-355 (2016)
  • No estudo preliminar foi utilizado rato macho da linhagem Wistar com o objetivo de avaliar o efeito do consumo forçado de etanol a 10% sobre a dieta nutricional. Foram mensurados a massa corpórea, consumo de ração, consumo de água filtrada ad libitium, e consumo de solução de etanol a 10%. A análise apresentou alterações no consumo de líquidos (água e solução de etanol a 10%), no consumo alimentar e na massa corpórea. Com base nos resultados, conclui-se que a solução de etanol influenciou os parâmetros nutricionais dos ratos machos da linhagem Wistar.

    Jun. 2 - v. 4, No. 22, p. Art. 858-864 (2010)

Idioma

Conteúdo da revista

Edicões