Resultado da pesquisa

  • O objetivo do presente estudo foi verificar a eficácia de diferentes anti-helmínticos em ovinos jovens e a variação entre machos e fêmeas. O trabalho foi realizado entre os meses de março e abril de 2015 em propriedade particular no município de Dom Pedrito – RS. As avaliações foram realizadas em 180 cordeiros (90 machos e 90 fêmeas) cruza Corriedale x Ile de France, com idade média de 10±2 meses, peso vivo (PV) de 26,00±2,0kg mantidos em pastejo intermitente com lotação fixa em 20 hectares (ha) de campo nativo. Os animais foram separados em três grupos os quais receberam princípios ativos diferentes (Closantel 10% via oral; Disofenol 30% via oral e Nitroxinil 34% via injetável). Cada grupo composto por 60 indivíduos, sendo 30 machos e 30 fêmeas. As fezes foram coletadas antes da aplicação do princípio ativo (dia zero) e após 10 dias para a quantificação dos ovos por gramas de fezes (OPG). Também, foi realizado o cultivo de larvas (coprocultura). O teste de eficácia foi verificado de acordo com a seguinte a fórmula: Eficácia (E%) = [[OPG controle dia0 – OPG tratamento dia10] / OPG dia0] x 100. Verificou-se que todas as médias de OPG estavam acima do limite máximo para dosificação (OPG > 500). A eficácia anti-helmíntica no rebanho para closantel, disofenol e nitroxinil foi de 64%, -7%, 60%, respectivamente, sendo que eficácia inferior a 90% é suficiente para pressupor a resistência dos helmintos a essas drogas. Quando observada a eficácia entre os sexos, verificou-se que todos os medicamentos foram considerados ineficazes. No entanto, vale destacar que a eficácia referente ao princípio ativo nitroxinil foi de 72% nas cordeiras e 33% nos cordeiros. A população de nematoides identificados na coprocultura do rebanho, referente ao dia 0 foram Haemonchus spp. (45%), seguido por Trichostrongylus spp. (53%) e, com menor ocorrência, Bonostomum spp. (2%). Quando realizada a identificação após tratamentos (dia 10), observou-se a presença de Haemonchus spp. (43%), Trichostrongylus spp. (56%) e Bonostomum spp. (1%). Testes de eficácia e coprocultura devem ser realizados periodicamente no rebanho com o intuito de orientar a escolha do anti-helmíntico mais adequado frente ao controle da verminose. Comprovou-se que na propriedade há resistência anti-helmíntica aos princípios ativos utilizados. Embora, fosse verificada maior eficácia nas fêmeas tratadas com Nitroxinil em comparação aos machos do mesmo grupo, ambos foram considerados ineficazes no combate à parasitose.

    Abril - v. 11, No. 04, p. 313-423 (2017)
  • O manejo do sistema de produção depende do entendimento das relações entre ingestão de alimentos e seus nutrientes, genótipo animal, produção e qualidade de carne. São descritos aqui alguns dos fatores que afetam a eficiência dos alimentos em cordeiros e a composição de tecidos em termos de carne magra, conteúdo de gordura e aspectos de qualidade de carcaça (principalmente conteúdo de gordura e produção de carne). A utilização de técnicas baseadas na análise de imagens (untrasonografia) tem recebido atenção especial e são utilizadas no desenvolvimento de modelos de regressão linear, utilizando o peso vivo e as medidas dos tecidos (espessura de gordura subcutânea, profundidade e área do músculo longissimus) como variáveis independentes.

    Jul. 2 - v. 5, No. 25, p. Art. 1157-1164 (2011)
  •  O experimento foi conduzido na Unidade Experimental de Caprinos e Ovinos (UECO), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga-BA, com o objetivo de avaliar os componentes do peso vivo de cordeiros da Raça Santa Inês recebendo dieta a base de silagem de capim elefante com diferentes níveis de inclusão de casca desidratada de maracujá. Foram utilizados 16 cordeiros inteiros, da raça Santa Inês, com 25 kg de peso vivo aproximadamente e mantidos em baias, distribuídos aleatoriamente aos 4 tratamentos 0%, 10%, 20% e 30% de inclusão da casca de maracujá na silagem de capim elefante. Após o período experimental os animais foram abatidos e posteriormente os componentes do peso vivo foram pesados individualmente. Foi verificado um crescimento linear significativo para o baço, gordura perirenal e mesenterica, com o aumento da inclusão da casca de maracujá.

    Jan. 4 - v. 4, No. 04, p. Art. 730-737 (2010)
  • Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a influência de diferentes formas físicas de rações - peletizada e farelada - sobre o ganho de peso de cordeiros em confinamento. Utilizaram-se, para isso, 23 cordeiros, com idade variando de 62 a 85 dias de idade. As rações utilizadas eram idênticas em sua composição, sendo em formas físicas diferentes, constituindo-se, assim, os tratamentos. Foi mensurado o ganho de peso semanal, em um período de 6 semanas. O tratamento causou efeito significativo sobre o ganho de peso (p<0,05) sendo favorável para os animais do grupo tratado com ração peletizada nas semanas 2, 3 e 5 após o início do tratamento, também houve diferença no ganho de peso total acumulado no período. Nas demais semanas, não foram observadas diferenças significativas para o ganho de peso. Conclui-se que o uso de ração peletizada para alimentação de ovinos em confinamento promove um maior ganho de peso vivo.

    Mar. 2 - v. 5, No. 09, p. Art. 1050-1057 (2011)

Idioma

Conteúdo da revista

Edicões