Pubvet

Pesquisar por

em

E-mail

Senha

Pubvet, V. 5, N. 12, Ed. 159, Art. 1073, ISSN 1982-1263, 2011

Determination of gastrointestinal transit time in Podocnemis expansa Schweigger, 1812 (Amazon turtle) (Testudines: Podocnemididae)

Visualizações: 935

Anexo: Clique aqui para visualizar o artigo

André Luiz Quagliatto Santos1,Lino Antonio Raimundo Lopes2, Carlos Gomes Ferreira1, Lucélia Gonçalves Vieira3, Arthur Paulino Sanzo Kaminishi2, Lorena TannúsMenezes2 ,Tatiana Grillo Leonardo2
 
Keywords: Radiology, Stomach, Intestine, Podocnemis expansa
 
Determinação do tempo de trânsito gastrointestinal de Podocnemis expansa Schweigger, 1812 (Tartaruga-da-amazônia) (Testudines: Podocnemididae)
 
Resumo
A tartaruga da Amazônia é herbívora, mas pode se alimentar de uma pequena quantidade de alimentos de origem animal. A velocidade de digestão desses animais é influenciada pela temperatura e dieta. Estudos sobre o trânsito no trato gastrintestinal são necessários para entender o processo de digestão dos alimentos no organismo do animal. Portanto, procuramos estabelecer o tempo de trânsito gastrintestinal deste réptil, que é uma informação amplamente utilizada no atendimento clínico de animais selvagens. O estudo envolveu 10 animais de um haras em Nova Crixás - GO, com peso médio de 2,595 ± 3,22 kg. Os animais foram alimentados oralmente, com suspensão de sulfato de bário (10ml/kg de Bariogel® misturado com óleo mineral (Nujol®), na proporção de 70% de sulfato de bário por 30% de óleo. Os animais foram radiografados na posição dorsoventral, com a máquina de raio-X fixada em 80 kV, 250 mA e 0,74" com exposição em intervalos de tempo pré-estabelecidos e o contraste manteve-se no organismo durante todo o processo. Cinco minutos após a administração do contraste liquido, o estômago estava cheio, enquanto o jejuno e íleo foram preenchidos entre 6 e 24 horas, o ceco entre 24 e 96 horas, e o cólon e o reto entre 24 horas e no quinto dia. O esvaziamento completo do estômago ocorreu entre o quinto e o 24º dia. Eliminação do material do contraste do duodeno ocorreu do 7º ao 15º dia, e do jejuno-íleo entre o 7º e o 17º dia. O ceco expulsa o contraste liquido entre o 12º e o 29º dia, com descarga completa ocorrendo entre o 15º e o 29º dia. Portanto, o total tempo de trânsito gastrointestinal em P. expansa foi, em média de 22,5 dias, com um mínimo de 15 dias e máximo de 29 dias.
Palavras-chave: Radiologia, estômago, intestino, Podocnemis expansa
 

Informações Bibliográficas

Conforme a NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: SANTOS, A.L.Q. et al.Determination of gastrointestinal transit time in Podocnemis expansa Schweigger, 1812 (Amazon turtle) (Testudines: Podocnemididae). PUBVET, Londrina, V. 5, N. 12, Ed. 159, Art. 1073, 2011. Disponível em: http://www.pubvet.com.br/artigos_det.asp?artigo=960. Acesso em: 22/09/2014.

Votar neste artigo Visualizar impressão

Sobre o autor

André Luiz Quagliatto Santos

Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, Responsável técnico pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres (LAPAS) da Faculdade de Medicina Veterinária.

Fale com o autor

Cadastre-se em nosso sistema e receba nossas edições semanais. Preencha os campos com seus dados:


Nome:

E-mail:

Profissão:

Desejo cancelar o recebimento

Pubvet

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinárias e Zootecnia.

Clickweb Agência Digital