Pubvet

Pesquisar por

em

E-mail

Senha

Pubvet, V. 1, N. 3, Ed. 3, Art. 276, ISSN 1982-1263, 2007

Polpa cítrica úmida prensada em substituição à silagem de milho na alimentação de cordeiros em confinamento

Visualizações: 1279

Anexo: Clique aqui para visualizar o artigo

 

Autor: Mykel Stefanni Pereira

Orientador: Prof. Dr. Edson Luis de Azambuja Ribeiro

 

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, área de concentração em Produção Animal, da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre.

Fevereiro de 2006

 

 

RESUMO

 

Este trabalho teve como objetivo avaliar a substituição da silagem de milho pela polpa cítrica úmida prensada (PCUP) sobre o desempenho, as características de carcaça e os componentes do peso vivo de cordeiros da raça Santa Inês. Vinte quatro cordeiros, com idade média de 90 dias e peso vivo inicial médio de 18,42 kg, foram confinados por 67 dias e alimentados com dietas contendo níveis crescentes de PCUP em substituição à silagem de milho (0, 25, 50, 75% MS) e abatidos com 32,78 kg de peso vivo em média. Não houve diferença significativa para ingestão de matéria seca (IMS). Os valores médios para IMS em g, % PV e g/kgPV0,75 foram respectivamente, 1.180, 4,74 e 126. Em relação à ingestão de FDN (IFDN), houve redução linear, em % PV e em g/kgPV0,75, em função dos níveis de substituição. Não houve diferença significativa na IFDN em g, sendo os valores médios encontrados de 414 g/animal/dia. A ingestão de PB (IPB) não foi afetada pela dieta, sendo os valores médios encontrados de 189 g/animal/dia, 0,76% PV e 20 g/kgPV0,75. Houve aumento linear na ingestão de EE em % PV e em g/kgPV0,75 e de FDA em % PV. A ingestão de CNF (ICNF) apresentou comportamento quadrático, quando avaliado a ingestão em % PV e em g/kgPV0,75. Em g/animal/dia, a ICNF aumentou linearmente à medida que houve a substituição da silagem de milho pela PCUP. A substituição da silagem de milho pela PCUP não afetou a conversão alimentar, no entanto, o comportamento para o ganho de peso se deu de forma quadrática, em função do nível de substituição. Os valores médios para ganho de peso diário e conversão alimentar foram de 275g e 4,33 kgMS/kg de ganho, respectivamente. Não foi verificada diferença significativa para peso vivo ao abate, peso de corpo vazio, peso de carcaça quente, rendimento de carcaça quente, rendimento verdadeiro, conformação de carcaça, acabamento de carcaça e compacidade. O rendimento de carcaça quente e o rendimento verdadeiro apresentaram valores médios de 44,67% e 50,31%, respectivamente. Em relação aos rendimentos dos cortes, apenas o rendimento de lombo foi afetado pela dieta, o qual apresentou comportamento quadrático. Quanto às medidas na carcaça, o comprimento de braço apresentou comportamento quadrático em função dos níveis de substituição. O restante das medidas na carcaça não foram afetadas pela dieta. Os comprimentos médios de carcaça e de perna foram 59,43 cm e 38,09 cm, respectivamente. As composições teciduais em gordura e em músculo apresentaram comportamento quadrático em função dos níveis de substituição. Não foi verificado efeito da substituição da silagem de milho pela polpa cítrica úmida prensada nos componentes do peso vivo. Os resultados sugerem que a PCUP pode substituir a silagem de milho até o nível de 75% para cordeiros em confinamento.

 

Palavras-chave: carcaça, composição tecidual, confinamento, ganho de peso, laranja, ovinos

Informações Bibliográficas

Conforme a NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: Polpa cítrica úmida prensada em substituição à silagem de milho na alimentação de cordeiros em confinamento. PUBVET, Londrina, V. 1, N. 3, Ed. 3, Art. 276, 2007. Disponível em: http://www.pubvet.com.br/artigos_det.asp?artigo=276. Acesso em: 30/08/2014.

Votar neste artigo Visualizar impressão

Sobre o autor

Mykel Stefanni Pereira

Médico Veterinário, Doutorando em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina

Fale com o autor

Cadastre-se em nosso sistema e receba nossas edições semanais. Preencha os campos com seus dados:


Nome:

E-mail:

Profissão:

Desejo cancelar o recebimento

Pubvet

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinárias e Zootecnia.

Clickweb Agência Digital