Erliquiose canina: Relato de caso

• Antonio Augusto Nascimento Machado Júnior MACHADO JUNIOR UFPI
  • Felicianna Clara Fonseca Machado MACHADO UFPI
  • Manoel Lopes da Silva Filho SILVA FILHO UFPI

canino, hemoparasitoses, infecção, rhipicephalus sanguineus

A erliquiose é uma doença muito comum na clínica de pequenos animais, a mesma é causada pela bactéria gram-negativa Erliquia canis, transmitida pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus, que provoca graves sinais clínicos podendo levar o animal á óbito. Durante atendimento no Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi atendido um cão com 3 meses de idade, da raça dálmata, apresentando anorexia, apatia e fraqueza. Ao exame clínico, constatou-se que o animal apresentava-se desidratado, mucosas ocular e oral pálidas, petéquias em toda região ventral, ixodidiose e linfonodos submandibulares, pré-escapulares e poplíteos aumentados de tamanho. Para confirmação do diagnóstico, foi realizado hemograma, bioquímico e parasitológico para pesquisa de hematozoário (esfregaços) que resultou em alterações nas séries vermelha e branca, plaquetas gigantes, abaixo dos valores de referência, além da visualização de Erliquia canis parasitando hemácias. Como tratamento foi instituido doxiciclina, vitamina B1, cloridrato de levamisol, silimarina, sarolaner e vitamina C. O tratamento foi eficaz e o animal se recuperou.

17-08-2018